quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Profissões que envolvem a música

MUSICOLÓGO

“Estuda a notação, instrumentos e teoria musical, métodos didáticos, acústica, história da música e a fisiologia aplicada à técnica dos instrumentos e suas evoluções. O Musicólogo pode ir além dos estudos de música e tangenciar assuntos que fizeram interferência musical durante sua evolução. Para entender a história da música é necessário compreender aspectos sociais de sua respectiva época.

MÚSICO
Músico é qualquer pessoa ligada diretamente a música, profissionalmente, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantando, escrevendo arranjos, compondo, regendo, ou dirigindo um grupo coral ou algum grupo de músicos, como uma orquestras, bandas, big band de Jazz, ou ainda lecionando, trabalhando no campo de educação, em terapia musical, ou acústica, produção de estúdio ou palco, engenharia de som, enfim, todos estes profissionais são considerados músicos, independente de ter, ou não, uma carteira de alguma instituição que o reconheça.”DJ
“Um disc jockey (DJ ou dee jay) é um artista profissional que seleciona e roda as mais diferentes composições, previamente gravadas para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em radiodifusão em frequência modulada (FM), pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias.”
COMPOSITOR
“É um profissional que escreve música. Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos. Em culturas ou gêneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo compositor pode-se referir ao criador original da música. Nesse caso, a transmissão para outros intérpretes é feita por memorização e repetição. Em geral, o compositor é o autor da música e, como tal, é o detentor dos direitos autorais. Atualmente as composições musicais são defendidas pela legislação de direitos autorais. Existem editoras especializadas em música e o compositor ou detentor dos direitos da composição recebem royalties sempre que uma nova gravação comercial ou execução pública é realizada.”
PRODUTOR MUSICAL
“Uma pessoa responsável por completar uma gravação master para que esteja pronta para o lançamento. Eles controlam as sessões de gravação, treinam e guiam os músicos e cantores e fazem a supervisão do processo de mixagem.”
CRÍTICO MUSICAL
“É alguém que escreve comentários sobre música (incluindo música impressa, apresentações e gravações) e publica em livros, jornais ou internet. Alguns críticos de música também escrevem livros analisando estilos musicais e discutindo história da música, entrando no campo da musicologia.”
ARRANJADOR
“É quem prepara uma composição musical para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais. Isso consiste basicamente em reescrever o material pré-existente para que fique em forma diferente das execuções anteriores ou para tornar a música mais atraente para o público e usar técnicas de rítmica, harmonia e contraponto para reorganizar a estrutura da peça de acordo com os recursos disponíveis, tais como a instrumentação e a habilidade dos músicos. Muitos compositores fazem os arranjos de suas próprias canções, mas em muitos casos, o arranjador é um músico especializado e experiente. Atualmente as atividades do arranjador muitas vezes se confundem com as do produtor musical.”
CORISTA
“Integrante de um coral”
BACKING VOCAL
“Vocal de apoio (também conhecido pelo termo em inglês backing vocal) é a função de um integrante, ou apenas convidado, de uma banda musical para cantar em parceria com o vocalista principal. Essa função pode variar muito, desde vocais suaves cantados quando o vocal principal canta, como pode ser death GRUNTS, ou então cantar determinadas partes das canções.
O vocal de apoio serve também para aumentar a sonoridade vocal, criar a harmonia, principalmente numa apresentação ao vivo em que o cantor líder não pode fisicamente executar mais do que a sua própria e única voz solo. O vocal de apoio serve para o embelezamento da melodia e do cântico. A melodia principal, no entanto, deve sempre estar em primeiro plano, e os vocais de apoio não devem tentar cantar por cima da voz principal.”

Fontes: http://penttagono.wordpress.com/conteudo/academia-brasileira-de-musica/a-historia-da-musica/conhecendo-as-diferentes-funcoes-de-profissionais-na-musica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário